12 34As técnicas de escapismo na obra de Alejandra PomboJune Crespo: Cuerpo atravesado 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista :Estúdio

 ISSN 1647-6158

PINHEIRO, Daniela F.; ALMEIDA, Teresa    LOUREIRO, Domingos. Interações Dialógicas no Processo Artístico de Cláudia Amandi: o Eu e os Eus-Outros. []. , 12, 34, pp.76-91.   30--2021. ISSN 1647-6158.

^a

Este artigo procura abordar o movimento ambivalente e imprevisível que muitas das vezes dá conta da atividade artística e do processo criativo de um autor. Aproximamo-nos, por isso, da atividade artística de Cláudia Amandi e dos seus processos operativos, que induzem uma regularidade formal e sistemática, para explorar e analisar em que termos ocorrem pequenos desfasamentos e alteridades, no espaço de uma inscrição repetitiva. Numa aproximação à teoria do self dialógico e ao discurso polifónico de Bakhtin, analisamos o processo da criação artística a partir de um movimento oscilante entre a implementação reiterada e concreta de um conjunto de indicações processuais e a abertura dialógica que se fomenta pela imprevisibilidade circunstancial do acontecimento.

^lpt^a

This article intends to approach the ambivalent and unpredictable movement that often accounts for the artistic activity, as well as the creative process of an author. Therefore, Cláudia Amandi’s artistic activity will be approached within her operative processes that explain a formal and systematic regularity, to explore and analyze in which terms small derivations and alterities occur, regarding the space of a repetitive inscription. In an approximation to the self-dialogic theory and to the polyphonic discourse of Bakhtin, the process of artistic creation will be analyzed. Through an oscillating movement between the reiterated and concrete implementation of a set of procedural indications and the dialogical openness which fosters itself across the circumstantial unpredictability of the event.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )