SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6Solo agrícola e agricultura em espaço urbano: dinâmicas. O exemplo de ÉvoraRecurso ao inquérito por questionário na avaliação do papel das Tecnologias de Informação Geográfica no ensino de Geografia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versión On-line ISSN 2182-1267

Resumen

FREITAS, Rui  y  ALMEIDA, Marisa. O pensamento geográfico nos alunos do ensino básico, com base na taxonomia do pensamento espacial. GOT [online]. 2014, n.6, pp.135-152. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2014.6.009.

A disciplina de Geografia possui uma componente descritiva através da qual se observam os processos de construção do pensamento geográfico dos alunos e as suas estruturas de conhecimento. A análise das descrições e interpretações geográficas dos alunos do Ensino Básico, de Escola Dr.º Francisco Sanches, em Braga, teve como intuito observar a tipologia de conceitos espaciais, representações e raciocínios que os alunos mobilizam na formulação do pensamento geográfico. Através da taxonomia do pensamento espacial de Jo e Bednarz (2009) constatou-se a prevalência de conceitos espaciais simples, a utilização de representações geográficas e a mobilização de processos cognitivos de nível inferior e intermédio. Foi ainda observada a realização de inferências e a resolução das atividades de modo autónomo e criativo.

Palabras clave : educação geográfica; descrições e interpretações geográficas; pensamento espacial; taxonomia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons