SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue7Alfred Smith (1822-1898), pioneiro do turismo ornitológico em PortugalEuropean territorial management in the nortwest of Iberian Peninsula: Lessons from a crisis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

On-line version ISSN 2182-1267

Abstract

PAZOS-OTON, Miguel; VARELA-CORNADO, Mateo  and  LOIS-GONZALEZ, Rubén. O corredor urbano atlântico da Galiza: Rumo a uma nova geografia da mobilidade. GOT [online]. 2015, n.7, pp.283-300. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2015.7.013.

A recente abertura da chamada linha ferroviária de alta velocidade entre a Corunha e Vigo teve muita ressonância simbólica e mediática. Numa área periférica dentro da Espanha como a Galiza, com deficit tradicional em infraestruturas de transporte, a espinha dorsal ferroviária do Corredor Atlântico é um fato crucial para articular o território do Corredor Urbano Atlântico Galiza, que se estende para além do Minho ao norte de Portugal. O Corredor tem agora uma ótima mobilidade interurbana. No entanto, o sistema de mobilidade global sofre problemas crônicos (congestionamento rodoviário, a falta de transporte público local, ausência intermodal, etc) que no se solucionarão com o lançamento do novo serviço. Neste artigo, partimos de uma caracterização do Corredor Urbano Atlântico, antes de forcar na infraestrutura existente. Finalmente, examinamos as consequências do novo serviço ferroviário de um ponto de vista territorial.

Keywords : Corredor Urbano Atlântico; Galiza; mobilidade; transporte ferroviário.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License