SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7Alfred Smith (1822-1898), pioneiro do turismo ornitológico em PortugalLa gestión territorial europea en el noroeste de la Península Ibérica: Lecciones de una crisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versión On-line ISSN 2182-1267

Resumen

PAZOS-OTON, Miguel; VARELA-CORNADO, Mateo  y  LOIS-GONZALEZ, Rubén. O corredor urbano atlântico da Galiza: Rumo a uma nova geografia da mobilidade. GOT [online]. 2015, n.7, pp.283-300. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2015.7.013.

A recente abertura da chamada linha ferroviária de alta velocidade entre a Corunha e Vigo teve muita ressonância simbólica e mediática. Numa área periférica dentro da Espanha como a Galiza, com deficit tradicional em infraestruturas de transporte, a espinha dorsal ferroviária do Corredor Atlântico é um fato crucial para articular o território do Corredor Urbano Atlântico Galiza, que se estende para além do Minho ao norte de Portugal. O Corredor tem agora uma ótima mobilidade interurbana. No entanto, o sistema de mobilidade global sofre problemas crônicos (congestionamento rodoviário, a falta de transporte público local, ausência intermodal, etc) que no se solucionarão com o lançamento do novo serviço. Neste artigo, partimos de uma caracterização do Corredor Urbano Atlântico, antes de forcar na infraestrutura existente. Finalmente, examinamos as consequências do novo serviço ferroviário de um ponto de vista territorial.

Palabras clave : Corredor Urbano Atlântico; Galiza; mobilidade; transporte ferroviário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons