SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7Alfred Smith (1822-1898), pioneiro do turismo ornitológico em PortugalA gestão territorial europeia no noroeste da Península Ibérica: Lições de uma crise índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versão On-line ISSN 2182-1267

Resumo

PAZOS-OTON, Miguel; VARELA-CORNADO, Mateo  e  LOIS-GONZALEZ, Rubén. O corredor urbano atlântico da Galiza: Rumo a uma nova geografia da mobilidade. GOT [online]. 2015, n.7, pp.283-300. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2015.7.013.

A recente abertura da chamada linha ferroviária de alta velocidade entre a Corunha e Vigo teve muita ressonância simbólica e mediática. Numa área periférica dentro da Espanha como a Galiza, com deficit tradicional em infraestruturas de transporte, a espinha dorsal ferroviária do Corredor Atlântico é um fato crucial para articular o território do Corredor Urbano Atlântico Galiza, que se estende para além do Minho ao norte de Portugal. O Corredor tem agora uma ótima mobilidade interurbana. No entanto, o sistema de mobilidade global sofre problemas crônicos (congestionamento rodoviário, a falta de transporte público local, ausência intermodal, etc) que no se solucionarão com o lançamento do novo serviço. Neste artigo, partimos de uma caracterização do Corredor Urbano Atlântico, antes de forcar na infraestrutura existente. Finalmente, examinamos as consequências do novo serviço ferroviário de um ponto de vista territorial.

Palavras-chave : Corredor Urbano Atlântico; Galiza; mobilidade; transporte ferroviário.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons