9 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

 ISSN 2182-1267

SILVA, Meryelle    OLIVEIRA, Antonia de. Processo de revitalização do sertão: uma prática necessária sobretudo em Quixeramobim-CE. []. , 9, pp.263-279. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2016.9.012.

Devido às condições climáticas, que propiciam a escassez chuvosa, o sertão nordestino foi caracterizado pela base política regional como inviável do ponto de vista econômico. Desse modo, o fenômeno da seca foi generalizado territorialmente em busca de garantir os interesses dos políticos locais, através de investimentos federais. Tais ações fomentam a desmobilização do sertão e a perda do sentimento de identidade com o lugar, fato percebido na cidade de Quixeramobim no Ceará, onde se deu a análise empírica. A perda do modo de produção espacial sertanejo é uma agressão à formação histórica e cultural do Brasil, devendo está incluída em práticas socioambientais sustentáveis, que contextualize a seca além do seu viés climático, mas, sobretudo político, introduza políticas públicas não homogêneas e atue na reconstrução da identidade do homem com o seu meio.

: Políticas Públicas; Seca; Sertão; Identidade.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License