SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Serviços ambientais das unidades geoambientais no município de São Miguel do Gostoso/RN, BrasilA influência da Oscilação do Atlântico Norte nos caudais dos rios Vouga e Mondego: relevância na manifestação de cheias e inundações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versión On-line ISSN 2182-1267

Resumen

MENGUE, Vagner et al. Análise da expansão urbana em áreas suscetíveis à inundação utilizando o modelo HAND: o caso da Região Metropolitana de Porto Alegre, Brasil. GOT [online]. 2017, n.12, pp.231-253. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2017.12.010.

O objetivo deste trabalho é contribuir para avançar no conhecimento acerca do potencial do Modelo HAND para avaliação e monitoramento da expansão urbana da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) em áreas suscetíveis à inundação. Como procedimento metodológico foi utilizada a combinação de imagens de iluminação noturna com índices de vegetação NDVI do satélite Landsat. Para identificar as áreas suscetíveis à inundação, foi utilizado o Modelo HAND. Foi identificado um aumento de 22,15% da área urbana ocupada entre os anos 1985 e 2015. Com o Modelo HAND foi possível identificar que as novas ocupações urbanas estão situadas em cotas de até 2 metros de elevação em relação à drenagem mais próxima. Este dado evidencia que áreas identificadas como de expansão estão localizadas em cidades problemáticas do ponto de vista de inundações.

Palabras clave : Expansão urbana; áreas suscetíveis; inundação; Modelo HAND; Região Metropolitana; Porto Alegre; Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons