SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue13Variation of surface temperature in different land uses in the city of São Carlos-SPFormation and morphological evolution of bar and islands in semi-arid rivers: the context of the low course of the Jaguaribe River, Ceará, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

On-line version ISSN 2182-1267

Abstract

PORTELA, Mugiany  and  CAVALCANTI, Lana. Contribuições para o ensino de cidade: observação de fotografias em livros didáticos de geografia. GOT [online]. 2018, n.13, pp.337-361. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2018.13.015.

O cenário da educação brasileira tem caminhado para a adesão cada vez maior do uso do livro didático nas escolas. Nesse intuito, o presente artigo tem como objetivo analisar em que medida as fotografias contidas nos livros didáticos contribuem para a construção do pensamento sobre ensino de cidade. O alcance desse objetivo se deveu à observação das fotografias e legendas dos livros que pertencem às coleções didáticas mais adotadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012, no Brasil. Pode-se constatar que há cidades que aparecem mais vezes, enquanto outras não são representadas nas fotografias, de modo que pode haver um  comprometimento da construção do pensamento, especialmente porque muitas cidades presentes nos livros didáticos não fazem parte das vivências cotidianas de muitos jovens que cursam o ensino médio, no Brasil.

Keywords : Ensino; Cidade; Livros didáticos; Fotografias; Geografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License