SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Variação da temperatura de superfície em diferentes usos do solo na cidade de São Carlos-SPFormação e evolução morfológica de barras e ilhas em rios semiáridos: o contexto do baixo curso do Rio Jaguaribe, Ceará, Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versão On-line ISSN 2182-1267

Resumo

PORTELA, Mugiany  e  CAVALCANTI, Lana. Contribuições para o ensino de cidade: observação de fotografias em livros didáticos de geografia. GOT [online]. 2018, n.13, pp.337-361. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2018.13.015.

O cenário da educação brasileira tem caminhado para a adesão cada vez maior do uso do livro didático nas escolas. Nesse intuito, o presente artigo tem como objetivo analisar em que medida as fotografias contidas nos livros didáticos contribuem para a construção do pensamento sobre ensino de cidade. O alcance desse objetivo se deveu à observação das fotografias e legendas dos livros que pertencem às coleções didáticas mais adotadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012, no Brasil. Pode-se constatar que há cidades que aparecem mais vezes, enquanto outras não são representadas nas fotografias, de modo que pode haver um  comprometimento da construção do pensamento, especialmente porque muitas cidades presentes nos livros didáticos não fazem parte das vivências cotidianas de muitos jovens que cursam o ensino médio, no Brasil.

Palavras-chave : Ensino; Cidade; Livros didáticos; Fotografias; Geografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons