SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Metropolização do espaço e biopolítica: território, in-segurança e reconfiguração do EstadoCamillo Sitte e Le Corbusier: colisão de críticas e aproximação de princípios índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versão On-line ISSN 2182-1267

Resumo

TAVARES, Jessica; LOVATE, Thaís  e  ANDRADE, Ítala. Transição epidemiológica e causas externas de mortalidade na região sudeste do Brasil. GOT [online]. 2018, n.15, pp.453-479. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2018.15.019.

As reflexões presentes neste trabalho se enquadram no campo da geografia da população, e utilizam a teoria da transição epidemiológica como base. Foram utilizados dados relativos aos grupos de causas de mortalidade no Brasil (CID-10) disponibilizados pelo Departamento de Informática do SUS bem como dados do grupo de causas externas: acidentes de transporte e agressões, especificamente, dos Estados da região Sudeste do Brasil. Com esses dados calcularam-se os indicadores de razão de sexo, mortalidade proporcional por grupos de causas, proporção por idade e proporção por sexo. Observou-se, com os resultados dos indicadores para o ano de 2015, o predomínio das doenças degenerativas do organismo como maior causa de mortalidade em detrimento dos óbitos por doenças infecciosas e parasitárias. Os homens jovens apresentaram sobremortalidade por acidentes de transportes e agressões.

Palavras-chave : transição epidemiológica; mortalidade; causas externas; acidentes de transportes; agressões; região sudeste.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons