SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16Métodos para avaliação da efetividade de áreas protegidas: conceitos, aplicações e limitaçõesA luta pela terra frente à dinâmica territorial do agronegócio da soja no Maranhão: o caso da Microrregião de Chapadinha (1990 - 2015) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versão On-line ISSN 2182-1267

Resumo

MATTOS, Karina  e  CONSTANTINO, Norma. Benefícios dos espaços verdes urbanos: valorização e avaliação pela população. GOT [online]. 2019, n.16, pp.227-249. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2019.16.010.

A importância dos espaços verdes para a conformação da paisagem, o ordenamento das cidades e a qualidade de vida dos cidadãos tem levado a sua crescente valorização. No entanto, a visão contemporânea baseada em sua multifuncionalidade tem trazido novos desafios ao planejamento urbano. Assim, entender como as diferentes instâncias da sociedade avaliam os benefícios associados aos espaços verdes urbanos torna-se fundamental para o desenvolvimento e aplicação de estratégias e políticas públicas de planejamento e gestão mais adequadas. Neste trabalho são explorados os resultados de uma pesquisa realizada com os moradores das cidades brasileiras de Botucatu e Bauru (SP), por meio do Best-Worst Scaling (BWS). Os resultados demonstram que os benefícios não são valorizados da mesma forma nas duas áreas urbanas, embora existam algumas semelhanças.

Palavras-chave : espaços verdes urbanos; benefícios dos espaços verdes urbanos; Best-Worst Scaling (BWS); políticas públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons