SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Análise da intensidade e evolução horária das ilhas de calor e seca em ambiente tropical, BrasilUrbanidade na floresta: a apropriação do rio pelas morfologias de ocupação da Amazônia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versão On-line ISSN 2182-1267

Resumo

MOYA, Ana. Sustentabilidade sociocultural na paisagem urbana histórica e multicultural no Bairro da Mouraria, Lisboa. GOT [online]. 2019, n.17, pp.179-199. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2019.17.008.

A gentrificação causada pelo turismo de cidades, juntamente com a diversidade cultural dos novos residentes imigrados, têm efeitos sobre a transformação da identidade da paisagem urbana histórica da Mouraria, em Lisboa. Os processos de evolução da identidade patrimonial dependem tanto das políticas de reabilitação urbana como dos atores e residentes ativos no desenvolvimento socioeconómico e cultural do bairro. O mapeamento das relações espácio-temporais dos atores da Mouraria permite-nos entender os padrões de sustentabilidade sociocultural existentes e entender os potenciais de desenvolvimento, conservação e regeneração da identidade da sua paisagem patrimonial. A estrutura associativa tem um papel fulcral na sustentabilidade sociocultural do bairro, tanto na preservação dos legados culturais como na construção de novas dinâmicas económicas, sociais e interculturais baseadas no desenvolvimento e participação das comunidades na construção da identidade patrimonial da Mouraria.

Palavras-chave : Paisagem urbana histórica; identidade patrimonial; sustentabilidade sociocultural; multiculturalidade; transformação espácio-temporal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons