SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18O Estado e a política da urbanização: nova perspectiva para o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Porto Príncipe (Haiti)Experiências de Ordenamento Territorial Urbano na América Latina: o contexto do Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versión On-line ISSN 2182-1267

Resumen

VAZQUEZ, Patricia; ZULAICA, Laura  y  SOMOZA, Ailín. Transformações agrícolas, impactos ambientais e zoneamento ecológico. Departamento de Tres Arroyos (Buenos Aires, Argentina): Período 2002 e 2017. GOT [online]. 2019, n.18, pp.209-232. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2019.18.009.

O departamento de Tres Arroyos mostra uma tendência à expansão e intensificação agrícola. O objetivo é analisar as transformações agroprodutivas na area de estudo no período 2002 a 2017 a partir do uso do sensoriamento remoto e estimar seu impacto sobre a biodiversidade por meio de um indicador de sustentabilidade: Risco de Intervenção do Habitat (RIH). A partir do zoneamento preliminar do território foram definidas paisagens que estabelecem diferenciações no processo analisado e seus impactos. Duas classificações supervisionadas de imagens de satélite foram feitas usando o software ENVI 5.1. Foram obtidas as estatísticas de cada cobertura do solo e a equação correspondente ao RIH. Há evidências de um aumento das áreas agrícolas (53,31%) em detrimento das áreas de pecuária (38,70%) e um aumento do RIH de 12% que expressa uma simplificação estrutural e funcional das paisagens agrícolas. Conclui-se que o presente estudo representa uma contribuição para a gestão ambiental do território para um futuro planejamento territorial.

Palabras clave : Sensoriamento Remoto; Indicadores de Sustentabilidade; Usos da Terra; Zoneamento Ecológico; Gestão Ambiental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons