SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20O Processo de Planejamento Estratégico Territorial (PET): Análise da Plataforma Ceará 2050Políticas locais e envelhecimento ativo: a realidade portuguesa à luz da perceção de diferentes atores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versão On-line ISSN 2182-1267

Resumo

MOI, Paula; RIBEIRO, Alexandro; ZAVALA, Arturo  e  MOI, Gisele. Aspectos ecossocioeconômicos do agronegócio ao sul da Amazônia Legal. GOT [online]. 2020, n.20, pp.57-78.  Epub 30-Dez-2020. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2020.20.003.

Pretende-se com esta pesquisa analisar a distribuição espacial conjunta do nível de especialização agropecuária, entre 2005 a 2014, e explorar possíveis associações com aspectos ambientais, sociais e econômicos. Sendo assim, foi possível analisar se a especialização do setor agropecuário no Estado de Mato Grosso - maior produtor e exportador de commodities brasileiro e localizado ao sul da Amazônia Legal - está associada a uma economia sustentável. Para isso, foi utilizada uma abordagem econométrica espacial compreendendo várias análises de estatística espacial: quociente locacional (QLargo), Índice de Moran I e análise de regressão múltipla espacial. Constatou-se que o agronegócio mato-grossense é sustentado por um modelo agroquímico-dependente consolidado que desfavorece a ecossocioeconomia da especialização agropecuária, atividade esta que afeta o bem-estar social e o meio ambiente.

Palavras-chave : Ecossocioeconomia; Agropecuária; Análise de cluster; Análise espacial..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )