SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Impacto da pandemia da Covid-19 nos hábitos de utilização dos parques verdes urbanos: o caso de Condeixa-a-NovaParques públicos urbanos: proposições e desdobramentos entre os contextos industrial e pós-industrial. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versão On-line ISSN 2182-1267

Resumo

ZOUAIN, Deborah; PEREIRA, Airton; SOUZA, Luiz  e  DUARTE, André. Destinos indutores do turismo brasileiro: um estudo de casos múltiplos. GOT [online]. 2020, n.20, pp.191-220.  Epub 30-Dez-2020. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2020.20.009.

A competitividade das destinações turísticas tem seguido uma lógica de mercado e, apesar do turismo ser um fenômeno complexo com aspectos culturais e sociais relevantes, seu papel na economia dos municípios, e até do país, são cada vez mais significativos. Considerando os aspectos econômicos e a geração de receitas que impactam na balança de pagamentos nacionais, o Ministério do Turismo (Mtur), juntamente com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), reuniram esforços para realizar uma pesquisa com o intuito de diagnosticar o panorama de competitividade dos destinos turísticos brasileiros. Os resultados encontrados foram apresentados no “Estudo de Competitividade de 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento do Turismo Regional”. O objetivo deste trabalho é analisar o efectivo impacto dos resultados deste estudo na agenda do Mtur. Desta forma, foi realizado um estudo de casos múltiplos, por meio do qual se comprovou que os problemas detectados no Estudo não foram priorizados, permanecendo no mesmo patamar dos demais problemas do país. Também ficou claro que não foi estruturada uma solução alinhada às ações do Ministério.

Palavras-chave : políticas públicas; destinos indutores do turismo; turismo; competitividade..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )