SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Comportamento da temperatura de superfície em Braga e Guimarães no decorrer da onda de calor de julho de 2010 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versão On-line ISSN 2182-1267

Resumo

DUARTE, Paulino; FIGUEIREDO, Albano  e  NUNES, Adélia. Avaliação da influência do tempo de combustão na determinação do carbono orgânico do solo em dois tipos de floresta perenifólia. GOT [online]. 2020, n.20, pp.280-293.  Epub 30-Dez-2020. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2020.20.012.

O problema das mudanças climáticas associadas ao aquecimento global promoveu a necessidade de identificação e implementação de medidas de mitigação e adaptação, com o objetivo de reduzir os impactes potenciais. No âmbito destas medidas, a redução de emissões de gases com efeito de estufa tem sido uma das medidas propostas mais recorrentes. No caso do dióxido de carbono, além da redução das emissões, têm ainda sido propostas medidas que visam o aumento da capacidade do seu sequestro no solo. Neste contexto, diferentes trabalhos têm avaliado a concentração de carbono orgânico em diferentes condições edáficas e uso do solo, tendo por referência diferentes aproximações metodológicas. Nos estudos em que foi utilizado o método da combustão, diferentes parâmetros foram usados ao nível da duração e temperatura da combustão, o que não contribui para a possibilidade de uma comparação clara entre resultados. Este trabalho procura avaliar se o tempo de combustão interfere de forma significativa nos resultados obtidos para diferentes tipos de solo considerando dois tipos de floresta perenifólia. Para este estudo foram recolhidas amostras a diferentes profundidades em perfil de solo de pinhais e eucaliptais em diferentes substratos. Cada amostra de solo foi sujeita a diferentes tempos de combustão e foi avaliada a existência, ou não, de diferenças significativas. Os resultados obtidos não apresentam diferenças significativas considerando os diferentes tempos de combustão em cada amostra, apesar de existirem diferenças muito significativas em termos de matéria orgânica nas diferentes amostras.

Palavras-chave : Matéria Orgânica; solos; pinhais; eucaliptais..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )