SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21GESTÃO CULTURAL INTEGRADA DE TERRITÓRIO NA SERRA DO ESPINHAÇO:Fragilidade Ambiental e Zoneamento Ecológico Econômico da Bacia Hidrográfica do Rio Preto - Estado de Goiás - Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versão On-line ISSN 2182-1267

Resumo

FAGUNDES, Júlia Ribes et al. Construindo uma visão geral dos Projetos Especiais de Impacto Urbano de 2º Grau em Porto Alegre. GOT [online]. 2021, n.21, pp.34-62.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2021.21.002.

O presente artigo apresenta uma visão geral dos empreendimentos aprovados em Porto Alegre através do instrumento urbanístico Projetos Especiais de Impacto Urbano (P.E.), avaliando seus efeitos e impactos na cidade entre os anos de 2010 e 2019. Inicialmente, apresenta-se o conceito de “planejamento flexível” para explicar o tipo de planejamento praticado hoje na cidade e descreve-se o instrumento urbanístico com base no Plano Diretor. Na sequência, apresenta-se o quadro normativo dos P.E., realiza-se a descrição estatística e socioespacial dos empreendimentos e a leitura dos padrões socioeconômicos e urbanísticos das obrigações e contrapartidas resultantes da aplicação do instrumento. A pesquisa revela que, longe de se constituírem exceções, os Projetos Especiais se tornaram regra para os grandes empreendimentos realizados na cidade, compondo uma verdadeira onda de choque dos empreendimentos imobiliários de grande porte em Porto Alegre.

Palavras-chave : Projetos Especiais de Impacto Urbano; Plano Diretor; Planejamento Flexível; Porto Alegre..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )