SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue21Building an overview of Special Projects of 2nd Degree Urban Impact in Porto AlegreSpace-temporal dynamics of land use and occupation in the Municipality of Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

On-line version ISSN 2182-1267

Abstract

SILVA, Lorena Paula  and  MARTINS, Alécio Perini. Fragilidade Ambiental e Zoneamento Ecológico Econômico da Bacia Hidrográfica do Rio Preto - Estado de Goiás - Brasil. GOT [online]. 2021, n.21, pp.63-87.  Epub June 30, 2021. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2021.21.003.

O Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) é um instrumento de gestão territorial, uma forma de organização do território em zonas indicando atividades que considerem suas potencialidades e fragilidades. A pesquisa analisou de forma integrada a paisagem na Bacia Hidrográfica do Rio Preto, situada no sul do Estado de Goiás (Brasil) com o objetivo de propor um zoneamento aliando conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico. A partir da análise da paisagem, foram delimitadas cinco zonas: 1) zona de uso restrito (32%), caracterizada pelas áreas de vegetação remanescente, vertentes com dissecação forte/muito forte e solos hidromórficos; 2) zona de expansão urbanoindustrial (0,53%); 3) zona de produção sucroenergética consolidada (19,47%), área onde se localizam uma usina e suas respectivas áreas de plantio de cana-de-açúcar; 4) zona de uso agrosilvopastoril I (18%), caracterizada por ser favorável ao plantio de grãos, silvicultura e pastagem; 5) zona de uso agrosilvopastoril II (30%), com as mesmas características da zona anterior, mas com possibilidade de expansão dos plantios de cana-de-açúcar. Propõe-se a criação de um cinturão de unidade de conservação aproveitando as serras, além de estabelecer corredores ecológicos em todo o Rio Preto, o que resultaria em médio prazo no aumento da produção de água.

Keywords : Ordenamento territorial; Conservação ambiental; Geotecnologias; Paisagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )