SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Construindo uma visão geral dos Projetos Especiais de Impacto Urbano de 2º Grau em Porto AlegreDinâmica espaço-temporal do uso e ocupação da terra no Município de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versão On-line ISSN 2182-1267

Resumo

SILVA, Lorena Paula  e  MARTINS, Alécio Perini. Fragilidade Ambiental e Zoneamento Ecológico Econômico da Bacia Hidrográfica do Rio Preto - Estado de Goiás - Brasil. GOT [online]. 2021, n.21, pp.63-87.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2021.21.003.

O Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) é um instrumento de gestão territorial, uma forma de organização do território em zonas indicando atividades que considerem suas potencialidades e fragilidades. A pesquisa analisou de forma integrada a paisagem na Bacia Hidrográfica do Rio Preto, situada no sul do Estado de Goiás (Brasil) com o objetivo de propor um zoneamento aliando conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico. A partir da análise da paisagem, foram delimitadas cinco zonas: 1) zona de uso restrito (32%), caracterizada pelas áreas de vegetação remanescente, vertentes com dissecação forte/muito forte e solos hidromórficos; 2) zona de expansão urbanoindustrial (0,53%); 3) zona de produção sucroenergética consolidada (19,47%), área onde se localizam uma usina e suas respectivas áreas de plantio de cana-de-açúcar; 4) zona de uso agrosilvopastoril I (18%), caracterizada por ser favorável ao plantio de grãos, silvicultura e pastagem; 5) zona de uso agrosilvopastoril II (30%), com as mesmas características da zona anterior, mas com possibilidade de expansão dos plantios de cana-de-açúcar. Propõe-se a criação de um cinturão de unidade de conservação aproveitando as serras, além de estabelecer corredores ecológicos em todo o Rio Preto, o que resultaria em médio prazo no aumento da produção de água.

Palavras-chave : Ordenamento territorial; Conservação ambiental; Geotecnologias; Paisagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )