SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22O PROGRAMA TERRITORIAL COMO FATOR DE VIABILIDADE DE INFRAESTRUTURAS AEROPORTUÁRIAS: METODOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADESENTRE O VERNACULAR E O TÉCNICO - ANÁLISE DA FORMA DE VILAS RURAIS NA REGIÃO TOCANTINA índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versão On-line ISSN 2182-1267

Resumo

SILVA, LEANDRO RODRIGUES; DE PAULA, RUBEM OLIVEIRA; YAMASHITA, YAEKO  e  SILVA, LUIZ NOBERTO BRANQUINHO. ANÁLISE DA MOBILIDADE INTERURBANA NO BRASIL POR MEIO DE UMA MATRIZ ORIGEM DESTINO DE DADOS DA TELEFONIA MÓVEL. GOT [online]. 2021, n.22, pp.52-82.  Epub 30-Dez-2021. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2021.22.003.

A mobilidade interurbana a partir de um olhar sistêmico e integrado é pouco estudada no Brasil. Ela compreende os movimentos de pessoas entre cidades, com o objetivo de suprir necessidades não cotidianas, por meio de diferentes modos de transporte, geridos por diferentes dimensões de gestão político-administrativas. O uso de um big data de dados da telefonia móvel no Brasil, de técnicas de modelagem e o cruzamento com dados secundários de diferentes fontes, permitiu um olhar inédito dessa mobilidade, e expõe como uma visão integrada pode contribuir para a melhoria do planejamento. Os resultados demonstram níveis de mobilidade distintos em diferentes regiões brasileiras. A acessibilidade ofertada para a população apresenta diferenças regionais, e as mais de 2 bilhões de viagens individuais realizadas anualmente consideraram diferentes parâmetros para seus deslocamentos e escolhas modais, além do custo e do tempo de transporte. O transporte interurbano por automóvel é majoritário (58%), principalmente pela limitação de oferta de serviços e infraestruturas de outros modos (1% das ligações domésticas possuem mais de um modo de transporte ofertado). Contudo, o transporte aéreo (25%) e o transporte rodoviário por ônibus (17%) possuem significativa contribuição na divisão modal da produção do transporte.

Palavras-chave : mobilidade interurbana; transporte interurbano; matriz origem destino; telefonia móvel.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )