SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO SOCIOESPACIAL DAS ÁREAS VERDES URBANAS NA CIDADE DO RIO GRANDE, RS, BRASILPROPOSTA METODOLÓGICA PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS CARENTES DE EQUIPAMENTOS DE ENSINO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versão On-line ISSN 2182-1267

Resumo

MENDES, MARESSA CORREA PEREIRA; FONTES, MARIA SOLANGE GURGEL DE CASTRO  e  FARIA, JOÃO ROBERTO GOMES DE. LEGISLAÇÕES URBANÍSTICAS DE INCENTIVO À SUSTENTABILIDADE: ESTUDOS EM MUNICÍPIOS PAULISTAS. GOT [online]. 2021, n.22, pp.182-199.  Epub 30-Dez-2021. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2021.22.008.

O presente trabalho trata de uma avaliação das legislações urbanísticas dos municípios paulistas de São Carlos (251.983 habitantes), Ribeirão Preto (703.293 habitantes) e Campinas (1.204.073 habitantes) com o intuito de: 1. Identificar a existência de políticas de incentivo à sustentabilidade urbana e 2. Compreender se as diferentes escalas territoriais e populacionais, desses municípios, influenciam na execução de políticas de sustentabilidade. Foi realizado levantamento bibliográfico de pesquisas acadêmicas para conhecer as discussões existentes sobre o tema, e, através da consulta aos Planos Diretores e suas legislações complementares, foram analisadas as possibilidades de construção de políticas de incentivo a edificações sustentáveis, tais como: utilização dos parâmetros de controle urbanístico e/ou da aplicação dos institutos Jurídicos e Políticos ou Tributários e Financeiros do Estatuto da Cidade, como a Outorga Onerosa do Direito de Construir e IPTU Verde, entre outras. Para os municípios avaliados, apesar de existir algumas legislações urbanísticas de incentivo a sustentabilidade, observou-se que há muito a avançar, neste sentido.

Palavras-chave : Legislação urbanística; Sustentabilidade; Políticas de incentivo; Municípios paulistas..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )