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GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versão On-line ISSN 2182-1267

Resumo

LOURO, PAULO; CORTE-REAL, MADALENA  e  MATA, TÂNIA. CARTAS EDUCATIVAS: INSTRUMENTOS DE QUÊ?. GOT [online]. 2022, n.23, pp.35-54.  Epub 30-Jul-2022. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2022.23.003.

O presente artigo enquadra-se numa linha de investigação intitulada “Instrumentos de gestão do território” na qual se procura analisar a utilização e valoração, pelos municípios, de instrumentos como o Plano Diretor Municipal (PDM), a Carta Educativa (CE), os Planos Municipais de Proteção Civil e, ainda, a identificação dos instrumentos de participação existentes nos diferentes municípios.

No caso presente, procuramos conhecer práticas e perceções sobre as Cartas Educativas através da análise de 44 Cartas Educativas e da realização de entrevistas a responsáveis municipais sobre este instrumento de gestão do território.

Os dados recolhidos apontam no sentido de que apesar da explicitação sobre a importância deste documento o mesmo se apresenta, em muitos municípios, completamente desatualizado e, provavelmente, sem qualquer utilidade. Parece haver, atualmente, uma perspetiva de que a mesma deve contemplar outras dinâmicas educativas que não exclusivamente as da educação formal e ser fundamental contemplar a sua ligação a outros instrumentos de gestão do território no sentido de uma efetiva implementação de políticas educativas municipais tendo em conta uma visão territorial integrada.

Palavras-chave : carta educativa; instrumentos de gestão do território; avaliação; projeto educativo municipal; descentralização.

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