23 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

 ISSN 2182-1267

CAMARA, INARA PAGNUSSAT    TESK, JOSELAINE. ESTUDOS DE MORFOLOGIA COMO SUBSÍDIO PARA A QUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO EDIFICADO: TIPOLOGIA DE QUARTEIRÕES. []. , 23, pp.120-153.   30--2022. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2022.23.007.

^a

Este trabalho apresenta um estudo da morfologia urbana de Videira, Brasil, enquadrando a evolução dos traçados da forma urbana enquanto processo e, da fabricação da cidade enquanto objeto. O objeto de estudo foi escolhido devido a particularidades como: grande similaridade formal-funcional com outras cidades brasileiras e europeias, cidade produzida a partir do século XX, com forte presença hídrica ou estrada de ferro como eixo viário estruturante e topografia como elemento matriarcal de formação. Entendemos que existe uma lacuna na compreensão da formação de cidades pós século XX, fragmentando os elementos da forma urbana para compreensão do desenho da cidade. O objetivo principal é compreender a evolução temporal e gerar modelos que possam ser utilizados como parâmetros de desenhos de quarteirões focados na geografia dos sítios, contribuindo com o planejamento urbano de loteamentos habitacionais mais análogos na distribuição dos lotes. O método utilizado parte de um compêndio de conceitos teóricos e práticos, com foco na classificação da forma urbana revisada por diversos autores, com predomínio da escola de morfologia urbana inglesa: (1) relação do traçado com expressão física do sítio, (2) principais elementos de suporte a composição e; (3) forma dos quarteirões e lotes. Os resultados preliminares permitem identificar quarteirões com formatos predominantemente irregulares e padrões de lotes muito diversos, vias de circulação com perfil sinuoso ou pouco homogêneo e com diversos problemas estruturais, refletindo a necessidade de lotes adaptados à topografia.

^lpt^a

This paper presents a study of the urban morphology of Videira, Brazil, framing the evolution of the traces of the urban form as a process and of the manufacture of the city as an object. The object of study was chosen due to particularities such as: great formal-functional similarity with other Brazilian and European cities, a city produced from the 20th century, with a strong presence of the railway as a structuring road axis and topography as a matriarchal element of formation. We understand that there is a gap in understanding the formation of cities after the 20th century, fragmenting the elements of the urban form to understand the design of the city. The main objective is to understand the temporal evolution and generate models that can be used as parameters of block drawings focused on the geography of the sites, contributing to the urban planning of housing allotments more analogous in the distribution of lots. The method used is part of a compendium of theoretical and practical concepts, focusing on the classification of the urban form reviewed by several authors, with predominance of the School of English Urban Morphology: (1) relationship of the tracing with physical expression of the site, (2) main elements to support the composition and; (3) shape of blocks and lots. Preliminary results allow identifying blocks with predominantly irregular formats and very diverse lot patterns, circulation routes with a sinuous or poorly homogeneous profile and with several structural problems, reflecting the need for lots adapted to topography.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )