SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24A COBERTURA DA TERRA E AS CARACTERÍSTICAS DAS TEMPERATURAS SUPERFICIAIS E DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO POR DIFERENÇA NORMALIZADA NA RAIA DIVISÓRIA SÃO PAULO/PARANÁ/MATO GROSSO DO SUL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versión On-line ISSN 2182-1267

Resumen

PENA G., Diana María  y  FLORES, Carmen. FATORES GEOFÍSICOS E DETERMINISMO ECONÔMICO. ALGUMAS CHAVES PARA TRAÇAR AS ORIGENS DA AGROEXPORTAÇÃO NA AMÉRICA LATINA. GOT [online]. 2022, n.24, pp.185-211.  Epub 31-Dic-2022. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2022.24.008.

Nesse trabalho, buscamos analisar algumas correlações entre divisão internacional do trabalho, poder e configuração do espaço agrário na América Latina, tendo como principal referência teórica a abordagem dos Regimes Alimentares, concebida por Harriet Friedmann e Philip McMichael. O ponto de partida é que, embora a divisão social do trabalho obedeça a fatores históricos, tem sido naturalizada e mascarada por fetiches, que nos alienam do espaço, das mercadorias e demais fluxos de informação, não percebidos como relações sociais, senão como meros objetos. No tocante à divisão internacional do trabalho agrícola, revisaremos alguns nexos entre as zonas climáticas e a bifurcação da dieta (class diet) na dita região, para isto, iremos introduzir o conceito de exotização da agricultura intertropical, no qual identificamos duas acepções interdependentes: a primeira associada ao intercâmbio colombiano e consequente introdução de espécies animais e vegetais forâneas, e que abrangeu o globo inteiro, à medida que a sociedade moderna desabrochava, no entanto, a segunda acepção se circunscreve à zona intertropical do planeta, e pode ser definida como a construção de uma ideia de inferioridade e complementariedade dos cultivos da dita faixa climática em relação aos das zonas temperadas; mais uma vez, nosso foco serão os países latino-americanos: América Central, o Caribe e o norte sul-americano.

Palabras clave : Divisão internacional do trabalho agrícola; Poder; Abordagem dos Regimes Alimentares; Bifurcação da dieta; América Latina..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )