SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infânciaAvaliação de desempenho docente, supervisão e desenvolvimento profissional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

SANCHES, Maria de Fátima Chorão  and  DIAS, Mariana. Liderança em agrupamentos de territórios de intervenção prioritária: imperativos, contingências e lógicas de acção. Invest. Práticas [online]. 2015, vol.5, n.1, pp.19-40. ISSN 2182-1372.

Centrado na acção de liderança, este estudo propôs-se identificar as contingências e imperativos inerentes ao processo de implementação do programa TEIP num agrupamento de escolas. Especificamente, pretendeu-se captar a heterogeneidade das lógicas de mudança e identificar modos de apropriação subjectiva da liderança pedagógica e organizacional. Os resultados reforçam a ideia de que implementar um programa novo é construção de complexidade holística, implicando a conjunção integrada de múltiplas estratégias de liderança. Discutem-se os resultados à luz das teorizações iniciais, com relevo para as lógicas de prestação de contas e alguns sinais de ‘balcanização’ organizacional.

Keywords : liderança escolar; políticas de educação prioritária; lógicas de governação de agrupamentos de escola TEIP; contextos de mudança e prestação de contas.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License