SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infânciaAvaliação de desempenho docente, supervisão e desenvolvimento profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

SANCHES, Maria de Fátima Chorão  y  DIAS, Mariana. Liderança em agrupamentos de territórios de intervenção prioritária: imperativos, contingências e lógicas de acção. Invest. Práticas [online]. 2015, vol.5, n.1, pp.19-40. ISSN 2182-1372.

Centrado na acção de liderança, este estudo propôs-se identificar as contingências e imperativos inerentes ao processo de implementação do programa TEIP num agrupamento de escolas. Especificamente, pretendeu-se captar a heterogeneidade das lógicas de mudança e identificar modos de apropriação subjectiva da liderança pedagógica e organizacional. Os resultados reforçam a ideia de que implementar um programa novo é construção de complexidade holística, implicando a conjunção integrada de múltiplas estratégias de liderança. Discutem-se os resultados à luz das teorizações iniciais, com relevo para as lógicas de prestação de contas e alguns sinais de ‘balcanização’ organizacional.

Palabras clave : liderança escolar; políticas de educação prioritária; lógicas de governação de agrupamentos de escola TEIP; contextos de mudança e prestação de contas.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons