SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infânciaAvaliação de desempenho docente, supervisão e desenvolvimento profissional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

SANCHES, Maria de Fátima Chorão  e  DIAS, Mariana. Liderança em agrupamentos de territórios de intervenção prioritária: imperativos, contingências e lógicas de acção. Invest. Práticas [online]. 2015, vol.5, n.1, pp.19-40. ISSN 2182-1372.

Centrado na acção de liderança, este estudo propôs-se identificar as contingências e imperativos inerentes ao processo de implementação do programa TEIP num agrupamento de escolas. Especificamente, pretendeu-se captar a heterogeneidade das lógicas de mudança e identificar modos de apropriação subjectiva da liderança pedagógica e organizacional. Os resultados reforçam a ideia de que implementar um programa novo é construção de complexidade holística, implicando a conjunção integrada de múltiplas estratégias de liderança. Discutem-se os resultados à luz das teorizações iniciais, com relevo para as lógicas de prestação de contas e alguns sinais de ‘balcanização’ organizacional.

Palavras-chave : liderança escolar; políticas de educação prioritária; lógicas de governação de agrupamentos de escola TEIP; contextos de mudança e prestação de contas.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons