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Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

GADE, Sharada. School change and educational reform: How activity theory could respond to Sarason's insights. Invest. Práticas [online]. 2016, vol.6, n.2, pp.25-38. ISSN 2182-1372.

Este artigo aborda três perspetivas no sentido de reconhecer a centralidade da agência participante na mudança da escola e da reforma educacional. Primeiro, observações feitas por Sarason em relação à mudança da escola e à reforma educacional. Em seguida, a metodologia intervencionista baseada na teoria da atividade de Engeström, visando o reconhecimento da agência na condução de intervenções locais. Finalmente, um caso empírico de colaboração entre a investigadora e a professora num projeto de intervenção numa aula de Matemática de 4.º ano na Suécia. Aqui encontra-se a possibilidade de ver a mudança da escola e a reforma educacional em termos dos interesses dos alunos e da agência da professora no âmbito das intervenções na sala de aula.

Palavras-chave : mudança da escola; reforma educacional; teoria da atividade; intervenção formativa; agência.

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