SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Choosing the school for children with Down syndromeComparing fathers and male educators interactive behavior and communication with pre-school children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

ASSIS, Mónica  and  TADEU, Bárbara. Abertos para estabelecer uma relação de confiança: estudo sobre as representações dos pais portugueses acerca da Creche. Invest. Práticas [online]. 2018, vol.8, n.1, pp.79-93. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v8i1.133.

A investigação tem indicado que o envolvimento dos pais é um fator crítico para a eficácia das práticas em creche. No entanto, em Portugal, a participação dos pais no dia-a-dia das creches é, na maioria dos casos, passiva. Embora sejam dadas informações e convites para a participação nas iniciativas realizadas na creche, os pais raramente são convidados a participar do planeamento ou a ter um papel ativo na dinamização das atividades na creche. Quisemos, então, investigar as opiniões dos pais sobre os objetivos, práticas, relação pais-educadores e o impacto da creche no desenvolvimento da criança. Desta forma, desenvolveu-se um questionário aplicado a 170 pais (80% de escolas particulares, 62% de primogénitos, 57% de meninas). Os nossos resultados indicam que os pais valorizam: relacionamentos afetivos, boas instalações, boas condições / espaços, materiais e práticas educativas adequadas. Adicionalmente, os pais consideram a creche como um ambiente educacional que promove o desenvolvimento da criança e, portanto, querem ter um relacionamento aberto e de confiança com os educadores. Os fatores como o estatuto da escola (privado versus público) e o género dos pais afetaram as suas opiniões. Os nossos resultados sugerem que os pais procuram ter um maior envolvimento na escola dos seus filhos e desejam uma comunicação mais aberta com os educadores. Estes resultados foram discutidos mais tarde com dois grupos de vinte educadores, em sessões de focus group independentes. Os educadores expressaram a sua surpresa com alguns dos resultados e afirmaram que no futuro vão criar mais oportunidades para envolver os pais

Keywords : Creche; pais; relação pais-escola; representações dos pais.

        · abstract in English | French     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License