Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Da Investigação às Práticas
versão On-line ISSN 2182-1372
Resumo
RIBEIRO, Cristiana e MESQUITA, Cristina. Influência dos media nas escolhas alimentares dos alunos. Invest. Práticas [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.81-89. ISSN 2182-1372. https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.169.
A literatura especializada tem destacado a importância da escola na inibição de hábitos alimentares prejudiciais. Contudo, não parecem existir muitos estudos que analisem o contributo da ação dos professores na alteração das conceções e hábitos alimentares dos alunos e das suas famílias. Pelo tempo que os alunos passam em contexto escolar, é essencial que estes se constituam como ambientes promotores de reflexão, conscientizando-os, para que possam, no futuro, adotar estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis. Neste enquadramento, a investigação teve como principal objetivo perceber qual a influência dos media nas escolhas alimentares dos alunos, desenvolvendo-se, posteriormente, estratégias educativas promotoras de hábitos de alimentação saudável. Este estudo realizou-se no decurso de um estágio com um grupo do 1.º ano do ensino básico, com alunos com idades compreendidas entre 6 e 7 anos. Face à natureza, ao desenvolvimento e às implicações da investigação realizada, o presente estudo inscreve-se numa perspetiva quantitativa e qualitativa no que se refere à recolha e à análise dos dados, realizadas a partir de um questionário destinado aos pais, de observações, notas de campo, efetuadas antes, no decurso e após o desenvolvimento das experiências de aprendizagem e, também, dos trabalhos produzidos pelos alunos. As experiências de aprendizagem integram-se numa linha quevaloriza o diálogo e a escuta ativa para apoiar o aluno a refletir sobre as questões relacionadas com o tema. Observa-se que tanto os alunos como as suas famílias são influenciados pela publicidade e pelas estratégias de marketing. Pela discussão e reflexão, estes alunos parecem ter tomado consciência dos efeitos da publicidade e da importância de refletir sobre o que é veiculado por esta via.
Palavras-chave : influência dos media; hábitos alimentares; escuta ativa; diálogo.