SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Los estudiantes de la escuela básica y la formación docente en la universidad, diálogosEco-sensores como herramientas didácticas de participación en salud ambiental en las escuelas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

VIEIRA, Hermany Rosa  y  CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Contribuições da Aprendizagem Cooperativa na formação acadêmica e humana de graduandos da Universidade Federal do Ceará. Invest. Práticas [online]. 2019, vol.9, n.1, pp.114-128. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.171.

O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE é um projeto da Universidade Federal do Ceará - UFC e começou suas atividades em 2009, a partir de um programa exitoso chamado Projeto Educacional Coração de Estudante - PRECE, que adota a aprendizagem cooperativa e a solidariedade como fundamentos. Este estudo tem como objetivo avaliar as atividades desenvolvidas pelo PACCE que envolvem os estudantes de graduação com o intuito de contribuir com o aumento da autonomia e do protagonismo estudantis por meio da Aprendizagem Cooperativa (AC). Neste Programa a metodologia é usada fora da sala de aula. O Programa adota como fundamentação teórica as propostas dos irmãos Johnson e Johnson e seus colaboradores l1046 (1999), que definem a AC a partir de cinco pilares: interdependência positiva, responsabilidade individual, habilidades sociais, interação promotora e processamento de grupo. Os estudantes são desafiados a articular uma célula de estudos usando a AC como metodologia de estudo. Para lograrem êxito, recebem formação em AC, apoio na articulação de suas células, participam de atividades lúdicas de interação e encontros de contação de suas histórias de vida. Tais atividades são facilitadas por bolsistas veteranos. A pesquisa centrou-se em avaliar as ações desenvolvidas pelos bolsistas e suas relações com colegas na Universidade. Aspectos quantitativos e qualitativos foram considerados. Os resultados apontam para relatos de experiências que registram a criação de fortes laços de amizades, maior sentimento de pertencimento à Universidade e melhores resultados acadêmicos.

Palabras clave : Aprendizagem Cooperativa; avaliação da aprendizagem; autonomia estudantil; protagonismo estudantil; células de estudo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons