SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Gamification as a teaching alternative and interaction with society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

POMBO, Lúcia; MARQUES, Margarida Morais  and  CARLOS, Vânia. Aprendizagem móvel baseada em jogos de realidade aumentada: ensino de professores com a aplicação EduPARK. Invest. Práticas [online]. 2019, vol.9, n.2, pp.3-30. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v9i2.182.

Com a difusão das tecnologias móveis, os dispositivos começam a integrar novas funcionalidades, como a realidade aumentada (RA), que pode ser usada para potenciar a aprendizagem. Combinar a aprendizagem móvel com RA e abordagens baseadas em jogos sérios apoia novas formas de ensino ao ar livre e fomenta o envolvimento e a motivação dos alunos na aprendizagem. Contudo, novas práticas exigem formação de professores. Este é o caso do workshop EduPARK que visa apoiar professores no desenvolvimento de práticas inovadoras ao ar livre, usando dispositivos móveis, RA e jogos. Neste estudo de caso exploratório, foram recolhidos dados qualitativos e quantitativos de cinco edições do workshop EduPARK através de um questionário obrigatório e de um relato de experiência reflexivo e voluntário. Os resultados mostram que os professores valorizam esta formação para: aceder a novos recursos educativos; ter apoio na mudança de práticas; atualizar conhecimento, embora não necessariamente no que diz respeito à aprendizagem móvel, RA e abordagens baseadas no jogo; e aprender sobre abordagens interdisciplinares.

Keywords : Formação de professores; aprendizagem móvel; realidade aumentada educacional; aprendizagem baseada no jogo; estudo de caso.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License