SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O género gramatical no nome: dos documentos normativos aos manuais escolares de português do 1.º CEBFormação contínua de professores de Português do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

DUARTE, Pedro  y  MOREIRA, Ana Isabel. Que professor investigador?: para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes. Invest. Práticas [online]. 2020, vol.10, n.1, pp.78-98. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v10i1.204.

Partindo da premissa que sugere que um professor é também um investigador, este artigo pretende explorar essa ‘faceta profissional', mas a partir da experiência de alguns estudantes aquando da frequência de um mestrado profissionalizante para a docência. Para tal, e recorrendo ao programa informático MAXQDA 2018, analisamos o conteúdo de 25 relatórios de estágios de alunos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico selecionados aleatoriamente, tendo atentado em elementos vários, como as temáticas educativas investigadas, as motivações subjacentes às pesquisas ou a concertação entre os pressupostos metodológicos assumidos e os objetivos de investigação definidos. No final, duas ou três considerações ganharam destaque: aqueles futuros docentes, para além de vivenciarem um momento elementar para o desenvolvimento da sua literacia investigativa, reconhecendo as várias dimensões inerentes ao processo, nem sempre são capazes de discernir a prática investigativa da prática pedagógica ou, ainda, distintos métodos de investigação.

Palabras clave : literacia investigativa; formação inicial de professores; prática pedagógica.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons