SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Todo por los derechos: evaluación de un programa de promoción de la ciudadanía y los derechos humanos en las casas de acogidaRazonamiento espacial y pensamiento algebraico: establecer conexiones en la formación inicial del profesorado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

MARTINS, Maria José D.; SIMAO, Ana Margarida Veiga  y  ESTEVAO, Beatriz. Conceções sobre as noções de justiça e de tribunal em crianças dos 6 aos 10 anos: a voz das crianças. Invest. Práticas [online]. 2020, vol.10, n.2, pp.50-68. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.223.

A maioria dos países europeus, incluindo Portugal, considera a educação para a cidadania uma componente curricular obrigatória associada à democracia e à justiça social. A convenção dos direitos da criança e a legislação portuguesa admitem a audição da criança em procedimentos civis e criminais no tribunal. Assim, esta investigação teve como finalidade compreender quais as conceções que as crianças têm dos conceitos de justiça e de tribunal e a sua evolução dos  6 aos 10 anos. Entrevistaram-se 146 crianças a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico. A  maioria das crianças do 1.º e 2.º ano não foi capaz de definir esses conceitos; as do 3.º e 4.º ano equacionam a justiça apenas como retributiva e o tribunal como local de punição dos que praticam crimes. Os resultados são discutidos em termos das implicações para a educação para a cidadania na escola e da participação da criança nos vários contextos em que se move, nomeadamente a possibilidade de ser ouvida em tribunal.

Palabras clave : crianças; justiça; tribunal; cidadania.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons