SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Early Intervention, professional training and the challenges for the implementation of evidence-based practicesTeaching grammar: paradigms and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

GOMES, Elisabete X.; PIRES, Ana Luísa de Oliveira  and  ALVES, Mariana Gaio. Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.1, pp.25-43.  Epub Mar 24, 2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.237.

Reconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA - a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.

Keywords : Educação; Cultura; Estado Educador; Espaço Público de Educação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )