SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Intervención Temprana, formación profesional y desafíos para la implementación de prácticas basadas en evidenciasEnseñanza de la gramática: paradigmas y desafios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

GOMES, Elisabete X.; PIRES, Ana Luísa de Oliveira  y  ALVES, Mariana Gaio. Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.1, pp.25-43.  Epub 24-Mar-2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.237.

Reconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA - a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.

Palabras clave : Educação; Cultura; Estado Educador; Espaço Público de Educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )