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Da Investigação às Práticas
versão On-line ISSN 2182-1372
Resumo
GOMES, Elisabete X.; PIRES, Ana Luísa de Oliveira e ALVES, Mariana Gaio. Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.1, pp.25-43. Epub 24-Mar-2021. ISSN 2182-1372. https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.237.
Reconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA - a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.
Palavras-chave : Educação; Cultura; Estado Educador; Espaço Público de Educação.