SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Intervenção Precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidênciaO ensino da gramática: paradigmas e desafios índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

GOMES, Elisabete X.; PIRES, Ana Luísa de Oliveira  e  ALVES, Mariana Gaio. Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.1, pp.25-43.  Epub 24-Mar-2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.237.

Reconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA - a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.

Palavras-chave : Educação; Cultura; Estado Educador; Espaço Público de Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )