SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Teaching grammar: paradigms and challengesSupervised teaching practice in history and geography of Portugal in the 2nd cycle: critical perspective for change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

GUIRADO, Vanessa Zinderski; SILVA, Fernando Santos da  and  MENDES, Marcel. Educação interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.1, pp.59-79.  Epub Mar 24, 2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.224.

O presente artigo propõe uma discussão sobre a interdisciplinaridade presente na educação e no desenvolvimento das ações educacionais e a necessidade de pensar a formação do cidadão, dentro de uma proposta interdisciplinar emancipadora, que consiga promover uma perspectiva dialógica entre as áreas de conhecimento e favoreça o pensamento crítico reflexivo, em que o sujeito seja capaz de aprender a aprender e de reconhecer que não existem saberes totalmente isolados mas que apresentam permeabilidade entre outros conhecimentos. Para tanto, é imprescindível que a formação de professores também ofereça aos futuros professores concepções de ensino alinhadas com a proposta educacional ora apresentada, em que eles sejam conscientes do seu papel social enquanto professores, de forma a explorar a potência existente nas ações educacionais enquanto agentes de mudança.

Keywords : Educação; Interdisciplinaridade; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )