SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1O ensino da gramática: paradigmas e desafiosPrática de ensino supervisionada em história e geografia de Portugal no 2.º CEB: perspetiva crítica para a mudança índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

GUIRADO, Vanessa Zinderski; SILVA, Fernando Santos da  e  MENDES, Marcel. Educação interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.1, pp.59-79.  Epub 24-Mar-2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.224.

O presente artigo propõe uma discussão sobre a interdisciplinaridade presente na educação e no desenvolvimento das ações educacionais e a necessidade de pensar a formação do cidadão, dentro de uma proposta interdisciplinar emancipadora, que consiga promover uma perspectiva dialógica entre as áreas de conhecimento e favoreça o pensamento crítico reflexivo, em que o sujeito seja capaz de aprender a aprender e de reconhecer que não existem saberes totalmente isolados mas que apresentam permeabilidade entre outros conhecimentos. Para tanto, é imprescindível que a formação de professores também ofereça aos futuros professores concepções de ensino alinhadas com a proposta educacional ora apresentada, em que eles sejam conscientes do seu papel social enquanto professores, de forma a explorar a potência existente nas ações educacionais enquanto agentes de mudança.

Palavras-chave : Educação; Interdisciplinaridade; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )