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Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

DIAS, Alfredo Gomes. Prática de ensino supervisionada em história e geografia de Portugal no 2.º CEB: perspetiva crítica para a mudança. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.1, pp.80-101.  Epub 24-Mar-2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.225.

Tal como a prática de ensino, também as práticas de supervisão pedagógica realizadas durante a formação inicial de professores devem ser alvo de reflexão crítica com o objetivo de introduzir mudanças que melhorem a formação dos estudantes do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Com este artigo, pretendemos (i) construir um mapa conceptual que enquadre a prática de supervisão em História e Geografia, no 2.º ciclo; (ii) analisar os domínios que foram considerados prioritários nas observações realizadas durante a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II - 2.º ciclo; (iii) refletir criticamente sobre a prática de supervisão implementada nos últimos anos, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Metodologicamente, analisaram-se (1) os registos de observação reunidos durante a Prática de Ensino Supervisionada II - 2.º CEB, no âmbito daquele mestrado, entre os anos letivos de 2014/2015 e 2019/2020; (2) as reflexões produzidas pelos estudantes, no ano letivo de 2019/2020. Com esta análise, foi possível identificar lacunas e fragilidades nas práticas de supervisão em História e Geografia de Portugal do 2.º CEB e identificar linhas de ação que poderão melhorar as atividades de acompanhamento dos estudantes e, desse modo, a sua formação, enquanto futuros professores de História e Geografia.

Palavras-chave : Prática; Práxis; Supervisão; História; Geografia.

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