SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Prática de ensino supervisionada em história e geografia de Portugal no 2.º CEB: perspetiva crítica para a mudançaProcessos disfuncionais no trabalho de grupo e perceções de justiça dos estudantes: um estudo exploratório no ensino superior índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

VAILE, Félix Kuenda Uba; LOPES, Betina  e  LOUREIRO, Maria João. Inovar na Educação em Ciências em Angola: um estudo de caso exploratório na formação contínua de professores na área da Bionergética. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.1, pp.102-122.  Epub 24-Mar-2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.229.

Neste artigo descreve-se uma primeira fase de um programa de formação contínua de professores em desenvolvimento no âmbito de um projeto de doutoramento e a decorrer numa escola do Segundo Ciclo do Ensino Secundário de Angola. Pretendeu-se trabalhar a inovação na Educação em Ciências apostando: na introdução do tema da Bioenergética, em que os alunos apresentam muitas dificuldades, e na planificação de atividades educativas atendendo à recente reestruturação curricular em Angola e à literatura da especialidade, em particular, sobre o trabalho prático na Educação em Ciências. A questão de investigação que subjaz ao estudo é: em que medida processos de formação contínua de professores sobre Bioenergética, centrados na continuidade e em princípios construtivistas, promovem alteração de práticas de ensino e a aprendizagem dos alunos? Trata-se de um estudo de caso exploratório de natureza qualitativa. Foram recolhidas duas planificações, uma narrativa multimodal e artefactos produzidos pelos alunos, que se analisaram usando técnicas de análise interna e de conteúdo. Os resultados evidenciam uma apropriação da planificação de aulas, centrada na articulação de objetivos de aprendizagem e conteúdos através de atividades práticas, antes não exploradas por falta de material, e reforçam a importância e relevância de se investir em estratégias de formação contínua no contexto, adaptadas às necessidades dos professores. No que respeita às aprendizagens dos alunos, os resultados apontam para algum grau de sucesso, uma vez que os objetivos da aula planificada parecem ter sido atingidos por alguns alunos. Nas considerações finais, sugerem-se princípios a ter em conta na formação contínua de professores em contextos em que esta é deficitária e em que existe falta de recursos educativos.

Palavras-chave : Inovação; Educação em Ciências; Formação contínua de professores; Angola; Bioenergética.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )