SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Inovar na Educação em Ciências em Angola: um estudo de caso exploratório na formação contínua de professores na área da BionergéticaMapeamento do ensino do português na educação superior no Mercosul índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

LIMA, Jorge Ávila de. Processos disfuncionais no trabalho de grupo e perceções de justiça dos estudantes: um estudo exploratório no ensino superior. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.1, pp.123-149.  Epub 24-Mar-2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.235.

Os contributos desiguais e outras características disfuncionais dos grupos de estudantes são um fenómeno relativamente bem investigado. No entanto, ainda sabemos pouco sobre como os alunos vivenciam estas situações e como isso afeta a sua perceção da justiça dos sistemas que os docentes usam para avaliar o seu trabalho. Neste artigo, apresenta-se e discute-se os resultados de um estudo que abordou estas questões. A investigação concentrou-se numa turma de métodos de pesquisa sociológica, no ensino superior, em que os alunos formaram grupos de trabalho para desenvolverem projetos de pesquisa ao longo de um semestre. Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas qualitativas semiestruturadas e sujeitos a uma análise de conteúdo. Os resultados indicam que embora a maioria dos estudantes tenha experienciado situações disfuncionais nos seus grupos, especialmente no que diz respeito a contributos desiguais dos respetivos membros, rejeitou, mesmo assim, a adoção de um sistema de avaliação baseado no princípio da equidade, através da prestação de contas individual. Interpretamos estes resultados à luz das normas relacionais que governam a vida social dos grupos de estudantes.

Palavras-chave : grupos de estudantes; grupos disfuncionais; justiça distributiva; ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )