SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Procesos disfuncionales en el trabajo grupal y percepción de justicia de los estudiantes: un estudio exploratorio en educación superiorEducación en línea en tiempos de pandemia: condiciones de acceso a las tic por parte de estudiantes de educación superior en Angola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

FERREIRA, José Genival Bezerra. Mapeamento do ensino do português na educação superior no Mercosul. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.1, pp.150-170.  Epub 24-Mar-2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.231.

O artigo objetivou mapear o ensino do Português Língua Estrangeira (PLE) nas universidades públicas e particulares nos países fundadores do Mercado Comum do Sul - Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai). Para tanto, investigamos todos os websites das universidades do Bloco, realizamos revisão bibliográfica e documental (leis e estatutos universitários), identificamos as graduações que ofertam a Língua Portuguesa (LP), bem como analisamos a grade curricular de cursos a fim de conhecer a carga horária letiva dedicada a esse idioma. Constatamos que, num total de 161 universidades, apenas 43 lecionam o idioma português numa graduação específica ou como unidade curricular. Também verificamos que o país que tem mais se empenhado na difusão do ensino da LP é a Argentina, ainda que timidamente, e a maioria das graduações que ofertam o português são da área econômica, turística e jornalística.

Palabras clave : Mercosul; Educação Superior; Português Língua Estrangeira.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )