SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Processos disfuncionais no trabalho de grupo e perceções de justiça dos estudantes: um estudo exploratório no ensino superiorEducação online em tempos pandémicos: Condições de Acesso às TIC por parte dos alunos do Ensino Superior em Angola índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

FERREIRA, José Genival Bezerra. Mapeamento do ensino do português na educação superior no Mercosul. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.1, pp.150-170.  Epub 24-Mar-2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.231.

O artigo objetivou mapear o ensino do Português Língua Estrangeira (PLE) nas universidades públicas e particulares nos países fundadores do Mercado Comum do Sul - Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai). Para tanto, investigamos todos os websites das universidades do Bloco, realizamos revisão bibliográfica e documental (leis e estatutos universitários), identificamos as graduações que ofertam a Língua Portuguesa (LP), bem como analisamos a grade curricular de cursos a fim de conhecer a carga horária letiva dedicada a esse idioma. Constatamos que, num total de 161 universidades, apenas 43 lecionam o idioma português numa graduação específica ou como unidade curricular. Também verificamos que o país que tem mais se empenhado na difusão do ensino da LP é a Argentina, ainda que timidamente, e a maioria das graduações que ofertam o português são da área econômica, turística e jornalística.

Palavras-chave : Mercosul; Educação Superior; Português Língua Estrangeira.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )