SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Mapping Portuguese teaching in Higher Education in Mercosur author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

BARBANTE, Cesário José Sanjambo  and  OLIVEIRA, Lia Raquel. Educação online em tempos pandémicos: Condições de Acesso às TIC por parte dos alunos do Ensino Superior em Angola. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.1, pp.171-180.  Epub Mar 24, 2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.238.

O mundo está a viver uma experiência única, nunca antes vista, face à pandemia da COVID-19. Neste contexto, a educação online dos alunos tem sido explorada enquanto modalidade emer-gencial. O presente trabalho objetiva constatar as condições de acesso às TIC por parte dos alunos do Ensino Superior, em Angola. A metodologia inscreve-se num plano não experimental. Foram adotadas, para a recolha de dados, as seguintes técnicas: análise de documentos, obser-vação indireta e inquérito por questionário. Definiu-se a seguinte questão de investigação: quais as condições ao nível das TIC dos alunos angolanos para o acesso à educação online em tempo de pandemia? Constatou-se que a maior parte dos alunos tem acesso a recursos tecnológicos conetados à internet - com largura de banda reduzida -, designadamente computador, smartphone e tablet. Os resultados ainda mostram que existe um número considerável de alunos que não possui equipamento ligado à internet.

Keywords : Aluno; educação online; ensino superior; condições de acesso às TIC.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )