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Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

BARBANTE, Cesário José Sanjambo  e  OLIVEIRA, Lia Raquel. Educação online em tempos pandémicos: Condições de Acesso às TIC por parte dos alunos do Ensino Superior em Angola. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.1, pp.171-180.  Epub 24-Mar-2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.238.

O mundo está a viver uma experiência única, nunca antes vista, face à pandemia da COVID-19. Neste contexto, a educação online dos alunos tem sido explorada enquanto modalidade emer-gencial. O presente trabalho objetiva constatar as condições de acesso às TIC por parte dos alunos do Ensino Superior, em Angola. A metodologia inscreve-se num plano não experimental. Foram adotadas, para a recolha de dados, as seguintes técnicas: análise de documentos, obser-vação indireta e inquérito por questionário. Definiu-se a seguinte questão de investigação: quais as condições ao nível das TIC dos alunos angolanos para o acesso à educação online em tempo de pandemia? Constatou-se que a maior parte dos alunos tem acesso a recursos tecnológicos conetados à internet - com largura de banda reduzida -, designadamente computador, smartphone e tablet. Os resultados ainda mostram que existe um número considerável de alunos que não possui equipamento ligado à internet.

Palavras-chave : Aluno; educação online; ensino superior; condições de acesso às TIC.

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