Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Da Investigação às Práticas
versão On-line ISSN 2182-1372
Resumo
PESSOA, Sarah Bahr; BASTOS, Ivanilda Maria Silva e PADILHA, Viviane Elaine. O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.2, pp.48-76. Epub 29-Set-2021. ISSN 2182-1372. https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.244.
O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida como parte do Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil de uma acadêmica do 5° ano de Pedagogia da Univille, realizado em um Centro de Educação Infantil (CEI) na cidade de Joinville, no Brasil. A investigação ocorreu a partir de uma abordagem qualitativa e descritiva por meio de entrevistas semi-estruturadas com quatro professoras da instituição, com o objetivo de apresentar os relatos das entrevistadas em relação às suas vivências e experiências em um dos espaços externos do CEI: o Bosque. Posteriormente, as falas das professoras foram analisadas à luz de fundamentação teórica. Com a análise, pôde-se concluir que a iniciativa do CEI em questão é algo a ser cultivado e replicado, pois o Bosque, ao aproximar as crianças da natureza, traz diversas possibilidades e contribuições ao cotidiano da instituição.
Palavras-chave : Educação da Infância; Criança e natureza; Espaços educadores; Estágio Curricular Supervisionado.