SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da InfânciaA aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

HOERNIG, Ana Marli  e  HOERNIG, Ana Gabriela. Reflexões sobre Pedagogia e as Ciências da Educação. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.2, pp.77-91.  Epub 29-Set-2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.252.

Esta pesquisa tem como tema a relação entre Pedagogia e as Ciências da Educação. Propomo-nos realizar uma reflexão sobre a questão de a pedagogia ser uma ciência, com objetivo de identificar traços na literatura que confirmem ser a pedagogia uma ciência da educação. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de revisão de literatura. Os autores consultados, a partir dos estudos do Seminário Temático: Educação, Pedagogia e Ciência da Educação, discutem esse tema. João Batista de La Salle, criador da pedagogia lassalista, é o autor referência que trouxemos para fundamentar nosso escrito. Os autores apresentam tendência a entender a Pedagogia como uma ciência. Consideramos como evidência o fato de a pedagogia lassalista estar estruturada e em contínuo crescimento há mais de trezentos anos e, em todo este tempo, produzindo conhecimento baseado em pesquisas. Sabe-se que uma ciência não surge em um espaço vazio, já existe uma caminhada com muitas contribuições e a ciência vai-se construindo em espaços onde já existem discursos e a partir destas construções, sendo que este crescimento também ocorre nas interfaces que se estabelecem com outras ciências da área da educação. Os autores estudados corroboram o compromisso em fazer pesquisa educacional de qualidade, o que certamente dará maior robustez e melhor estrutura à Pedagogia como ciência da educação.

Palavras-chave : Ciências da educação; Pedagogia; teorias pedagógicas; práticas pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )