SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Reflections on Pedagogy and the Educational SciencesDegree in Artistic and Cultural Mediation (ESELx - IPL): a critical analysis on the role of the mediator and mediation process in the Portuguese context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

COSTA, Sandy Lima; FARIAS, Isabel Maria Sabino de  and  MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira. A aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciais. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.2, pp.92-117.  Epub Sep 29, 2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.265.

O texto aborda a aprendizagem da docência na formação inicial de discentes de Pedagogia que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em uma universidade pública estadual, situada no Nordeste brasileiro, no período de 2014 a 2016. A análise focaliza aportes da experiência formativa vivenciada no âmbito do PIBID no fortalecimento dos saberes docentes fomentados durante a formação inicial, visando a aprendizagem da profissão docente. Os dados empíricos decorrem de um estudo de caso qualitativo do tipo instrumental, caminho que envolveu a técnica da entrevista, realizada com duas bolsistas do PIBID vinculadas ao subprojeto de Pedagogia. Evidenciou-se que o Programa é identificado como contexto ímpar de adensamento da formação, sobretudo no que concerne à consolidação da aprendizagem dos saberes docentes constituídos durante a formação inicial.

Keywords : Aprendizagem da docência; Saberes docentes; Formação de professores; Pedagogia; PIBID.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )