SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Reflexiones sobre la Pedagogía e las Ciencias de la EducaciónGrado en Mediación Artística y Cultural (ESELx - IPL): un análisis crítico sobre el papel del mediador y el proceso de mediación en el contexto portugués índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

COSTA, Sandy Lima; FARIAS, Isabel Maria Sabino de  y  MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira. A aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciais. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.2, pp.92-117.  Epub 29-Sep-2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.265.

O texto aborda a aprendizagem da docência na formação inicial de discentes de Pedagogia que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em uma universidade pública estadual, situada no Nordeste brasileiro, no período de 2014 a 2016. A análise focaliza aportes da experiência formativa vivenciada no âmbito do PIBID no fortalecimento dos saberes docentes fomentados durante a formação inicial, visando a aprendizagem da profissão docente. Os dados empíricos decorrem de um estudo de caso qualitativo do tipo instrumental, caminho que envolveu a técnica da entrevista, realizada com duas bolsistas do PIBID vinculadas ao subprojeto de Pedagogia. Evidenciou-se que o Programa é identificado como contexto ímpar de adensamento da formação, sobretudo no que concerne à consolidação da aprendizagem dos saberes docentes constituídos durante a formação inicial.

Palabras clave : Aprendizagem da docência; Saberes docentes; Formação de professores; Pedagogia; PIBID.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )